Estações de Tratamento de Águas

Manutenção de Estações de Tratamento de Águas

As Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) recebem e tratam as águas residuais, de forma a serem devolvidas ao meio ambiente, em condições ambientalmente seguras. 

  1. Tratamento Preliminar – são filtrados os resíduos de maior dimensão.
  2. Tratamento Primário - As águas residuais passam pela Decantação Primária, onde as partículas sólidas em suspensão são eliminadas por ação da gravidade.
  3. Tratamento Secundário - As águas residuais sofrem um Tratamento Biológico, com bactérias que digerem a matéria orgânica existente. A seguir, passam pela Decantação Secundária, que permite o depósito das lamas resultantes da ação das bactérias.
  4. Tratamento Terciário - Nesta etapa do tratamento, as águas residuais são submetidas a uma desinfeção e remoção de nutrientes. Removem-se as bactérias, os sólidos em suspensão, os nutrientes em excesso e os compostos tóxicos específicos, tornando-as mais puras. Depois de passar por este tratamento, a água pode ser usada na agricultura, na rega de campos de golfe, na rega de espaços verdes, na lavagem de pavimentos e ruas, entre outras utilizações possíveis.
  5. Descarga Final da Água - Finalmente, a água é devolvida à natureza em condições ambientalmente seguras. (Fonte: AdP)

Manutenção de Sistemas de Tratamento de Águas Residuais

A manutenção dos sistemas das estações de tratamento de águas residuais é conseguida através da combinação de grande conhecimento teórico e de uma vasta experiência prática, resultante de inúmeras intervenções.

Todas as intervenções da KeepOn são realizadas de modo a garantir o bom funcionamento e eficiência das instalações do cliente, bem como a resolução de problemas ou ocorrências em tempo útil.

As águas oriundas das atividades domésticas, como cozinhar, limpar, tomar banho, etc,  transformam-se em águas residuais (esgoto).

Após a sua utilização, a água apresenta características alteradas e uma quantidade considerável de poluentes. A falta de tratamento destas águas pode ter como consequência a diminuição da qualidade da água dos rios, o comprometimento da fauna e flora.

Asim, o tratamento das águas residuais é fundamental para a sua reutilização segura na agricultura, rega de campos de golfe, espaços verdes, lavagem de pavimentos e ruas, entre outras.

A KeepOn tem uma equipa técnica multidisciplinar e especializada que desenvolve a operação e manutenção de sistemas de tratamento de águas residuais - domésticas e industriais, permitindo ao cliente garantir o cumprimento das licenças de descarga em vigor, através de otimização e adaptação do funcionamento das instalações existentes ou, no caso destas não o permitirem, através de definição de novas soluções de tratamento.

  • Manutenção de Sistemas de Tratamento de Águas Residuais

Contacte-nos

Partilhar